28 de dez de 2010

28/12/2010 – El Calafate (Upsala)

Dia de conhecer Upsala. Seguimos a dica de nosso amigo Dr. Roberto Garanhani e resolvemos fazer o passeio a Estância Cristina. Fizemos as reservas na agência Rumbo Sur, saiu 525 pesos cada um já com a entrada do parque. Tivemos que acordar cedo, ir até Punta Bandera (cerca de 50 Km de Calafate) e pegar o barco que nos levaria a Estância. Às 8:30 da manhã o barco partiu. Foram 3 horas e meia de vistas incríveis, um lago coberto de icebergs, ou tempanos, como são mais corretamente chamados. Esses tempanos fecham a passagem do lago em vários pontos, impedindo o barco de chegar até o glaciar, nos obrigando a fazer parte do caminho de carro.


Contemplando a beleza dos tempanos
Icebergs

Assim que chegamos a Estância, nosso guia Antônio já estava nos esperando. Ele era o motorista da 4X4. O caminho até Upsala foi tenso. Subidas íngremes por uma estradinha estreita e relativamente perigosa. Subimos cerca de 500 metros de altitude até o ponto que saímos do carro para terminar a pé o percurso.

Uhulll aventura na 4X4

Após uns 800 metros de caminhada (super light para o que estamos acostumados, hehhe..) chegamos ao topo do morro, de frente pro glaciar Upsala. Increible! Gigante! O vento foi um capítulo a parte. Forte como nunca havíamos pegado, sorte que era contra o abismo. Estava há mais de 100 Km/h e gelado!!.

Mirante na subida para o Upsala

Esse glaciar está diminuindo de tamanho, pois o desprendimento do gelo está em maior proporção que a reposição. Diferente do Perito Moreno que está estável. Daí se originam os tempanos que encontramos no caminho de barco.

Nem mesmo o vento tirou o sorriso do rosto, afinal, é maravilhosooo!

Voltamos então a Estância onde almoçamos e fizemos um visita ao Museu que conta a história da origem do lugar. Guia super querida, descobrimos que conhece mais o Brasil que a gente.... Chegou a hora de voltar.

Estância Cristina

A volta foi bem mais rapidinha que a ida. Já descansados, após um soninho no barco, fomos comer uma pizza para fechar o dia. Pizzaria ótima (La Lechuza) e chopp gelado (Austral – recomendamos). Fomos atendidos em português por um garçom argentino com experiência de 14 anos morando no Brasil... Super simpático. A pizza era uma delícia, o melhor sabor sem dúvida de Ovejas Patagônicas. A meia noite fomos dormir.

Ôooo vidinha mais ou menos heheh

Nenhum comentário:

Postar um comentário