Dicas para os viajantes

1)      Carro
O uso do GPS facilita muito a viagem. Com bons mapas é possivel encontrar restaurantes, postos de combustível, hotéis e outros.
O uso do farol aceso é obrigatório em todas as rodovias da Argentina, Uruguai e Chile. No Uruguai é obrigatório ainda as luzes acesas dentro das cidades.
Se for preciso parar o carro na estrada por motivo de falha mecânica é preciso utilizar-se dois triângulos sinalizadores Um na frente do carro e outro atrás. Por isso é bom se informar sobre as leis de transito do país, só uma breve repassada, para ver se não se tem nenhuma outra regra extraordinária como essa.
Dirigir no rípio é algo cansativo e exige muita atenção. Dirija devagar e reduza sempre a velocidade ao cruzar com outro carro. Pedras levantam e o risco de quebrar o pára-brisas é iminente. Não dirija a noite e cuidado se os pneus estiverem meio carecas.
Muito cuidado com a fauna da patagônia. Diversos animais como guanacos, lebres, zorros, ñandús e outros pássaros cruzam a pista frequentemente. É comum ver animais mortos na estrada.

2)      Onde dormir
Vamos listar os locais que ficamos, os que podemos recomendar e os que não recomendamos. Inicialmente, gostaríamos de salientar que para quem pretende fazer esta viagem de carro, não vale a pena ir com os hotéis reservados. Nem todos os locais tem site na internet, e você pode se enganar com fotos pretensiosas. Além disso, se você gostar da cidade pode ficar mais tempo, ou menos, caso tenha uma desilusão.
A maioria dos locais conta com uma série de hotéis, hostels, hostais e afins, bem legais e com preços mais convidativos que os que encontramos na internet. Sem contar o fato de você poder ver ao vivo onde vai dormir antes de reservar. Encontramos vaga com facilidade.

- Punta del Leste: Hostel El Viajero. Pagamos 137 dólares para nós 4, em 2 quartos privativos. Muito bem localizado, mas bem simples. O quarto era bem quente e o ar-condicionado só funcionava como ventilador. A maioria dos hóspedes são os típicos mochileiros. Conta com quartos compartilhados e privativos. Com café da manhã básico e direito a lavar a louça depois. Wi-Fi. Para maiores informações site: www.elviajerohostels.com

- Buenos Aires: Ibis Obelisco. Pagamos 319 pesos argentinos cada quarto de casal a diária. Fora o estacionamento que foi 65 pesos por dia para 4x4. O café da manhã é cobrado a parte, 26 pesos. Não tem frigobar. Padrão Ibis. Wi-Fi só no lobby. Para maiores informações site: www.ibishotel.com

- Comodoro Rivadavia: Hotel Austral. 645 pesos argentinos, apto com 2 quartos conjugados. Relativamente simples, mas com um excelente café da manhã, para os padrões argentinos. Tinha até frutas.  Com garagem fechada ao custo de 20 pesos. Wi-fi. Para maiores informações site: www.australhotel.com.ar

- Ushuaia: Hostal Malvinas. 300 pesos cada quarto de casal a diária. Staff muito simpático e prestativo. Simples, antigo, mas limpo e aconchegante. Muito bem localizado a uma quadra do centrinho. Sem garagem, mas o carro ficava na frente da portaria que funcionava 24 horas. O preço é negociável. A maioria dos hóspedes eram casais europeus mais maduros. Café-da-manhã padrão argentino. Frigobar no quarto. Wi-Fi. Para maiores informações site: www.hostalmalvinas.net

- Torres del Paine. Não pagamos nada pra acampar, estava incluído na entrada do parque. Pra quem gosta de acampar, há diversas opções, mas algumas têm custo adicional. Banheiros bons, chuveiro aquecido. Há a opção de ficar no Hotel Las Torres a um custo de 270 dólares o casal, bem próximo ao nosso acampamento. Localizado no pé direito do circuito “W”. Para maiores informações site: www.torresdelpaine.com

- El Calafate. Apart Hotel Linda Vista. 500 pesos a diária para os 4, com excelente café-da-manhã. Apart com 2 quartos, cozinha completa, sala e banheiro. Super limpo e organizado. Recomendamos. Wi-Fi. Para maiores informações site: www.lindavistahotel.com.ar

- Rio Mayo. Hotel Aka-tá. 200 pesos quarto quádruplo. Muito ruim. Sujo, feio, com café que nem tivemos coragem de tomar. Não recomendamos. (Nos disseram que é o melhor da "cidade")


- Bariloche. Hotel Tirol. Excelente localização, atendimento excelente. Diária de 360 pesos por casal. Linda vista para o lago (alguns quartos  e o restaurante).

- Puerto Varas: Hotel El Greco. Tem um estilo próprio, com mobilária antiga, mas os quartos são bem novinhos, bem ventilados. Bem localizado e limpo. Café da manhã bem simples. Wi-fi. Diária de 30 mil pesos chilenos por casal. Bom custo benefício.

- Pucón: Hostal Donde German. Cabanas simples mas bem novinhas. Longe do centro, mas no próprio local se agenciam os passeios. Valor de 22 mil pesos chilenos o casal em quarto conjugado.

- Santa Cruz: Hostal da Família. Quartos muito bonitos, ambiente agradável e café da manhã muito bom. Valor de 36 mil pesos chilenos por casal.

- Santiago: Apart Hotel Cambiaso. Kitnets muito amplas e ventiladas. Localização excelente!! Custo benefício muito bom. Valor de 72 dólares a diária por casal, sem café da manhã.

- Mendoza: San Lourenzo Apart Hotel. Apartamentos amplos, limpos, com café da manhã e bem localizado. Ótimo custo benefício. Valor de 449 pesos apart para 4 pessoas (cobram a diária conforme a quantidade de pessoas).

3)      Lugares/passeios
Punta del Leste: não deixe de desfrutar do pôr-do-sol em Casapueblo – Punta Ballena. Caminhe pelo porto, dê uma volta pela Praia Brava e tire uma foto em Los Dedos.

Montevidéu: Nossa passagem foi rápida, mas deu tempo de visitar o mercado público e passear pela orla (Avenida Costaneira). Recomendamos!

Buenos Aires: dá um capítulo à parte. Há muito o que fazer, mas ficamos pouco tempo. Vimos e aprovamos: Recoleta, El Caminito, Estádio La Bombonera, Casa Rosada, Puerto Madero, Avenida Florida, Avenida Córdoba.

Ushuaia:
- Parque Tierra del Fuego: muito bem estruturado, com trilhas para todos os gostos e lindas paisagem (65 pesos por pessoa). Não dá para ir até lá e não o conhecer.
- Passeio do Canal do Beagle (235 pesos por pessoa). É possível ver aves, lobos marinhos e pinguins. Tivemos a opção de dois horários de partida: 9h30min ou 15h30min. Sugestão de empresa: Rumbo Sur, ganhamos vários brindes mas, não pegamos nenhum por falta de tempo. Vale a pena fazer se o tempo estiver bom, pois venta muito.
- Passeio lagos escondidos: para quem vem de carro, parte desse passeio já é realizado na entrada da cidade. É maravilhoso. Há ainda a possibilidade de adentrar nos lagos escondidos, mas apenas com 4x4 mas a vista não é tão bela quanto o restante da paisagem.

Punta Arenas: Nessa cidade há a zona franca, que não pudemos conhecer pois estava fechada devido ao feriado. Mas é uma ótima pedida para quem quer fazer compras.

Torres del Paine: visão inigualável. Lagos verdes e azuis com as torres ao fundo. A entrada do Parque Torres del Paine custa 15.000 pesos chilenos por pessoa, no entanto, tem validade de três dias, com direito a sair e entrar no parque quando quiser (desde que carimbe a saída na administração do parque). Para quem opta por pernoitar ali, a validade é indeterminada, desde que não saia do parque. O circuito completo pode levar mais de uma semana. Sugerimos para quem tem disposição física, o braço direito do W, onde há o mirador das torres. Ressaltamos que o parque é pouco estruturado, escasso de informações, sem muitas opções de alimentação e com preços altos. Portanto, leve seus suprimentos. Para quem gosta de aventura é o local ideal. 

El Calafate: Parque Nacional los Glaciares (entrada 75 pesos por pessoa – necessita pagar a cada nova entrada):
  - Glaciar Perito Moreno (430 pesos por pessoa + 75 pesos para entrada do parque + 70 pesos para transfer, caso não esteja de carro). O passeio é feito de barco até o glaciar, depois há um trekking sobre o gelo. Valor: inestimável!!! Vale muitoooooo a pena fazer! Há disponibilidade a cada hora para o passeio, com último grupo às 15h30min.
   - Upsala – Estância Cristina (mesmo valor do Glaciar Perito Moreno). O passeio é de barco até a Estância Cristina (em torno de 3,5h), mais 1h de 4x4 e um trekking de 30min. Maravilhoso!!!! Lá de cima é possível ver o Upsala, segundo maior glaciar! Importante levar almoço ou então pode almoçar na estância pelo valor  aproximado de 110 pesos.
Puerto Varas:
- Visitar o Osorno e o Parque onde há os Saltos de Petrohué (entrada 1.500 pesos chilenos por pessoa)
- Volta no Lago Lhanquihue

Pucón:
- Subida do Vulcão Villa Rica – 45 mil pesos chilenos (inclui todo equipamento) + 5 mil para o teleférico na estação de Sky.
- Termas Huife – 16.500 pesos por pessoa, com direito à piscina de hidroterapia (a melhor de todas).
- Para quem gosta de aventura, Pucón tem muitas opções, como tirolesa, rafting, cavalgadas...

Santa Cruz:
- Rota do Vinho: Imperdível
Vinícola Viu Manent – 14 mil pesos chilenos por pessoa (tour com degustação)
Vinícola Montgrass – 12 mil pesos chilenos por pessoa (tour com degustação)
Vinícola Montes – 4 mil pesos chilenos por pessoa (degustação)
Vinícola Casa Lapostole - 20 mil pesos chilenos por pessoa (tour com degustação do melhor vinho da vinícola e do mundo heheh)
- Museu – 5 mil pesos por pessoa (com direito a entrada em dois dias)

Santiago: Passeio no Valle Nevado, Subida ao cerro Santa Lúcia, passeio na providência, no shopping Mall Sports e Parque Arauco.

Viña del Mar: Passeio pela avenida costaneira, ver o pôr-do-sol à beira do mar.

Mendoza:
- Rota do vinho
Vinícola Catena Zapata - tour gratuito com degustação de um vinho varietal.
Vinícola Trapiche - tour + degustação de 3 vinhos (inclusive um premium) no valor de 25 pesos por pessoa.

4)      Onde comer
Punta del Leste – Chiviteria Marcos. Sanduíche típico uruguaio.

Montevideo – Mercado Público, não deixar de provar o Medio-medio.

Buenos Aires – Restaurante La Candela e sorvetes Fredo (recomendamos: dulce de leche)

Ushuaia – restaurante La Estancia, melhor bife de chorizo que comemos na Argentina. Não deixe de tomar um chocolate quente na Av. San Martin. Há vários locais legais.

El Calafate – restaurante La Lechuza (pizza de ovejas patagónicas, não deixe de provar).

Bariloche – ONDE NÃO COMER – La Marmite. Fondue com gosto de caldo de galinha knorr, decepcionante!

Puerto Varas:
 – Chamaca In – frutos do mar maravilhosos – Sugerimos locos, centóia e picorocos.
- Pim’s – bar com cervejas artesanais e a linda vista para o lago e o vulcão Osorno.

Puerto Octay – Rancho Espanta Pajaros. Comida excelente, bebida à vontade. Sugerimos provar o javali e a costela de cordeiro.

Valdivia – Fábrica da Kunstmann. Conheça a história da cerveja, faça a degustação e saboreie a deliciosa Chuleta Ahumada!

Pucón – o centrinho da cidade tem muitos restaurantes legais e agradáveis.

Santa Cruz – hotel Santa Cruz e vinícolas.

Santiago:
- Mercado Público – La Joya del Pacífico (garçon Vitinho); Restaurante Giratório
- Entre Santiago e Viña del Mar – Viña Indomita (imperdível).

Mendoza:
- Casa Campo - Comida caseira, muito gostosa e barata!

5)      Abastecimento
É recomendável levar um galão de combustível extra, por segurança. Levamos um galão plástico, específico para combustível com capacidade de 25 litros. Pagamos R$ 137,00 no Caça e Pesca no Mercado Público. O caminho até que é bem servido de postos, o GPS auxiliou bastante na localização. Se você quer dirigir sem se preocupar, não arrisque deixar o tanque na reserva, encha mesmo que ele esteja na metade. O pedaço mais deserto foi o da Ruta 40, poucos postos e bem pequenos, você corre o risco de não conseguir combustível, vimos postos sem gasolina, ainda bem que nossa caminhonete é a disel. Outro trecho a se ter cuidado é perto de Puerto Natales. Não abastecemos porque estava em meio tanque, mas não encontramos mais postos por um bom pedaço. Depois que entrar no parque de Torres del Paine, você vai rodar muitos kilometros no interior do parque e o posto mais próximo de lá fica há mais de 50 Km.

6)      Compras de roupas e afins
Recomendamos a compra de roupas corta-vento, pois o nosso maior companheiro nesta viagem foi o vento. Para quem vai fazer os passeios, é essencial um bom calçado, compre uma bota ou tênis específico para trekking, de preferência a prova de água (Gore-tex). Você vai pisar em vários terrenos molhados e no gelo. Inclusive, às vezes é até mais seguro pisar no molhado. Em Ushuaia os preços são bem melhores e com muito mais opções do que em Buenos Aires, que já é mais barato que no Brasil. Se você ainda não tem, deixe pra comprar lá. Gorros, luvas e outros acessórios pra frio também são essenciais.

7)      Saúde
Levar um kit de remédios básicos bem completo – a vitamina C não pode faltar. Tomamos preventivamente todos os dias e mesmo com o frio que passamos ninguém ficou doente.
Sempre ter água para beber no carro. Perde-se muita energia em viagens de carro, e geralmente só se percebe no final do dia quando se chega no hotel para dormir.

Ter álcool gel ou outro item para limpar as mãos no carro sem necessitar-se lavá-las com água. Lenços úmidos são também uma boa ferramenta.  
Ter no carro lanches que não estragam com o calor para comer (bolachas, snacks). Há locais no caminho que não é possível comer, pois as condições são precárias, portanto prepare tudo antes de viajar, fazendo um bom supermercado na cidade que se encontra.
Quem for o motorista da vez deve comer sempre um pouco menos que comeria normalmente para evitar sono após o almoço. Evitar comidas pesadas ou com gordura.